MENU
MASSACRE DE ALTAMIRA: um dos acusados fica em silêncio em interrogatório
Notícias
Publicado em 06/09/2024

Luziel Barbosa é o primeiro, dos cinco acusados da 2ª maior tragédia carcerária do Brasil, a ser julgado

Por g1 Pará — Belém

Massacre do presídio de Altamira: 2º dia de julgamento do acusado Luziel Barbosa

O primeiro dos cinco acusados pelo ‘Massacre de Altamira’ permaneceu em silêncio durante parte do depoimento que prestou nesta sexta-feira (6), 2º dia de julgamento sobre o caso que ficou conhecido como a 2ª maior tragédia carcerária do Brasil, depois do Carandiru.

 

Luziel Barbosa é acusado de ser o responsável por 58 mortes, de um total de 62, que aconteceram em 2019, no Centro de Recuperação Regional de Altamira, sudoeste do Pará.

 

O julgamento ocorre na 3ª Vara do Júri, no Fórum Criminal de Belém e começou na última quinta-feira (5), com previsão de durar três dias. O acusado participa de forma remota (videoconferência) porque está em um presídio federal em outro estado brasileiro.

 

Segundo a investigação, Luziel seria um dos mandantes das mortes durante uma rebelião na unidade penal. O conflito se deu em razão de uma disputa entre os grupos criminosos Comando Classe A (CCA) e Comando Vermelho (CV), que queriam comandar a unidade penal.

 

No presídio, 58 detentos foram mortos, a maioria, por asfixia. Dezesseis deles foram decapitados. Durante a transferência dos detentos para Marabá, um dia após o massacre, quatro foram mortos dentro de um caminhão-cela. Totalizando 62 mortes.

 

A realização do julgamento em Belém foi um pedido feito pelo Ministério Público do Estado do Pará devido a repercussão do caso.

 

No total, 24 testemunhas foram chamadas pela defesa e pela acusação. Pelo menos 18 testemunhas já prestaram depoimento. Entre elas um agente prisional que foi feito refém no massacre.

Comentários